Quando problemas se tornam doenças & a Psicoterapia positiva

Determinar se um problema de saúde, seja físico, mental, emocional ou espiritual, configura-se como uma doença de fato exige uma análise cuidadosa que considera diversos fatores. Mas, algumas questões são interessantes, para a sua caracterização.

Luciano Lima Pereira

5/20/20242 min read

A principal característica de uma doença é a causa de sofrimento e disfunção significativa na vida do indivíduo. Alguns exemplos de como ela pode se manifestar:

- Dor física ou desconforto
- Dificuldades emocionais ou psicológicas
- Prejuízo nas habilidades cognitivas
- Incapacidade de realizar atividades diárias
- Deterioração das relações sociais

Além disso, doenças geralmente possuem causas subjacentes identificáveis:

- Biológicas: causadas por agentes patogênicos, disfunções orgânicas ou alterações genéticas;
- Psicológicas: originadas por traumas, estresse, desequilíbrios químicos no cérebro ou padrões de pensamento prejudiciais;
- Sociais: influenciadas por fatores socioeconômicos, ambientais, culturais ou acesso a serviços de saúde.

Diagnóstico Profissional: O diagnóstico de uma doença geralmente requer avaliação por um profissional de saúde qualificado, que utiliza diversos métodos, como:

- Anamnese (entrevista com o paciente)
- Exame físico
- Exames laboratoriais e de imagem
- Avaliações psicológicas

Doenças são definidas por critérios diagnósticos específicos, estabelecidos por organizações de saúde reconhecidas, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses critérios definem os sintomas, sinais e características que configuram a doença.

A existência de tratamentos eficazes para a condição também é um indicativo de que se trata de uma doença. O tratamento pode incluir:

- Medicação
- Terapia
- Cirurgia
- Mudanças no estilo de vida

Nem todo problema de saúde é uma doença!

É importante que seja ressaltado. Algumas condições podem causar sofrimento e disfunção, mas não possuem causas subjacentes identificáveis, critérios diagnósticos definidos ou tratamentos eficazes. Ou seja, apesar de ser problema, potencialmente, muito doloroso, não configuram como doenças, propriamente ditas.

Nesses casos, outras abordagens podem ser mais adequadas: apoio social, estratégias de enfrentamento ou busca por significado e propósito na vida. São terapias que eu trabalho.

Psicoterapia positiva

O lado ainda melhor da psicoterapia positiva é que ela se dedica, não aos problemas intensos, mas sim a questões mais leves e até positivas, de fato. Se você tem um problema menos graves e, quase sempre, menos complexo — timidez, procrastinação, tomadas de decisões e hábitos saudáveis — assim como casos mais elevados — propósito e missão de vida.

A percepção de um problema como doença também pode ser influenciada por fatores subjetivos e culturais. O que é considerado uma doença em uma cultura pode não ser em outra. Além disso, as crenças e valores pessoais de cada indivíduo podem influenciar na forma como ele interpreta seus sintomas e busca ajuda.

Assim, determinar se um problema de saúde se configura como uma doença é um processo complexo que requer avaliação profissional e consideração de diversos fatores. A principal característica de uma doença é a causa de sofrimento e disfunção significativa na vida do indivíduo, com causas subjacentes identificáveis, critérios diagnósticos definidos e a existência de tratamentos eficazes.

Muito embora haja uma parcela de subjetividade, costuma-se entender como doença problemas que são, tradicionalmente, entendidos como congênitos (psicológicos ou não), e que possam ser formal e categoricamente diagnosticadas por critérios definidos pela sociedade médica.

Entretanto, para diversos casos, a psicoterapia holística e a massoterapia se mostram importantes e valiosas ferramentas de análise e de solução de problemas; frequentemente, de curas para muitos problemas, sejam eles doenças ou não.

Luciano Lima Pereira

Escritor | Redator | Revisor de textos e de livros | Produtor Cultural
Desenvolvimento de Projetos | Audiovisual | Startup | Mentor
Psicoterapeuta holístico | Massoterapeuta